Gnocchi de ricota

Os pratos baseados em massa italianas estão entre os mais apreciados, dado o sabor incrível e as inúmeras variedades. Atualmente, sabemos que temos variações que substituem totalmente os ingredientes utilizados visando permitir seu consumo por grupos específicos de sujeitos que possuem restrições alimentares.

Outras variações contam com pequenas substituições ou ingredientes extras, os quais permitem um sabor diferenciado ao prato tradicional, permitindo que um preparo usualmente consumido devido a seu sabor incrível torne-se ainda melhor, tanto em questão de construção de sabor quanto aos nutrientes que o constituem.

Uma das variações de massa, por exemplo, apresenta seu preparo tendo ricota como base. Este é um ingrediente o qual permite um delicioso preparo de Gnocchi de ricota, fácil de fazer e com itens de fácil acesso, o qual acompanhado do molho de manteiga apresenta-se como uma composição suave ao paladar.

Os ingredientes necessários para o preparo deste prato, considerando a massa e molho, compreendem: 1 ricota, referente acerca de 450 gramas; 2 ovos inteiros; ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado fino; 1 colher de sal; 4 colheres de sopa de manteiga; queijo parmesão em lascas e manjericão a gosto.

Começando o preparo pela massa, o primeiro passo compreende a quebra da ricota em um recipiente grande, o que pode ser feito manualmente. Em seguida, é o momento de adicionar os ovos, os quais devem ser quebrados separadamente um a um, evitando perder toda a receita caso um destes esteja impróprio para uso.

Misture os ovos à ricota e, em seguida, acrescente também o queijo ralado e o sal, tornando a misturar bem. Quando estes itens estiverem bem incorporados é hora de adicionar a farinha.

Coloque a farinha na mistura aos poucos, mexendo bem de modo que ela se incorpore ao restante do preparo. Assim que toda a quantia estiver adicionada e a massa obter uma consistência lisa e homogênea pare de mexer e cubra a massa com plástico filme, levando-a para descansar por no mínimo quinze minutos para que o preparo se torne mais firme.

Quando o tempo de descanso da massa estiver finalizado é hora de modelar, tornando uma simples massa em um Gnochhi. Para tanto, retire a massa da geladeira e transfira para um espaço liso e enfarinhado, evitando que o preparo grude na superfície. Com as mãos, divida a massa em partes para que se torne mais fácil o preparo de molde.

É possível fazer este passo de dois modos, os quais o cozinheiro deve escolher o de sua preferência. O primeiro compreende pegar pequenos pedaços da massa e molda-la em formato circular, tal como uma bola de gude, e achata-la levemente para que tome o formato tradicional do Gnocchi.

O segundo método é o mais tradicional e envolve enrolar a massa em cilindros de espessura mediana, os quais devem ser recortados com o auxilio de uma faca a cada 2 centímetros, dando a forma da receita, e reservando em seguida.

O passo seguinte compreende o cozimento dos preparo. Para tanto, aqueça água em uma panela de altura mediana e, assim que levantar fervura, adicione o sal e também cerca de quinze dos gnocchis que foram reservados, deixando que cozam por cerca de dois minutos ou até que subam a superfície, indicando estarem prontos.

Caso não tenha uma panela que caiba esta quantia, coza um número menor, sempre visando que haja espaço para que estes boiem e perceba-se a indicação do cozimento.

As massas que estiverem cozidas devem primeiramente serem postas para escorrer a massa e, posteriormente, transferidas para um refratário, reservando-as. Nesta etapa, atente-se a reservar ao menos 1 xícara da água utilizada no cozimento para que seja adicionada no preparo do molho.

Com a massa pronta, basta atentar-se ao molho que irá acompanha-la. Aqueça uma frigideira grande e coloque 1 colher de manteiga na mesma, derretendo-a e acrescentando metade dos gnocchis neste espaço, deixando-os ali por cerca de dois minutos, virando-os após este período para que dourem igualmente dos dois lados.

Feito isso, retorne a massa ao refratário e torne a fazer isto com o restante do preparo. A cada conjunto que for posto na frigideira adicione mais uma colher de manteiga, derretendo-a levemente antes de pôr o conteúdo no espaço. Siga este processo até finalizar toda a massa que foi preparada.

Após isso, deixe os gnocchis reservados, e leve o restante da manteiga, cerca de ½ colher de sopa, a frigideira para derreter e acrescente a ela a xícara de água reservada do cozimento da massa. Mexa esta mistura constantemente, visando que o molho se torne um pouco mais grosso.

Caso queira um molho mais ralo, basta reservar uma quantia maior de água e acrescenta-la ao preparo.

Quando todas as etapas estiverem finalizadas, basta servir os gnocchis regando-os com o molho de manteiga, colocando também o queijo parmesão ralado e o manjericão por cima, conforme achar necessário.

Através do uso de poucos ingredientes e com um nível de dificuldade baixo, esta é uma receita que permite apresentar um preparo incrivelmente delicioso, o qual conta com uma construção de sabores deliciado e suave, a qual se torna perfeita para complementar um jantar que conte com outros pratos mais robustos.