Massa de yakisoba e molho shoyu com frango

Entre as inúmeras variedades que encontramos nas receitas de massas temos o Yakisoba ou, como é popularmente conhecido, o macarrão japonês.

Se o objetivo é preparar uma bela massa fresca, mas que contenha um diferencial dos pratos e sabores amplamente relacionados à massa, como Espaguete ou Fettuccine, molho bolonhesa ou bechamel, esta pode ser a escolha perfeita.

Embora seja conhecido como algo da alimentação japonesa, esta massa é na verdade de origem chinesa e a tradução literal de seu nome significa macarrão frito. Seu preparo típico envolve o uso de macarrão chuukamen, um tipo de massa chinesa, a qual foi introduzida no Japão no período Edo, entre os séculos XVII e XIX, e seu consumo era restrito aos nobres dado a dificuldade de acesso a esse alimento.

Posteriormente, na era Meji, entre os séculos XIX e XX, o Japão tem abertura de portos e diversos restaurantes chineses começam a surgir no país, iniciando a propagação do prato e inicio das alterações no mesmo pelo povo japonês.

Seu alcance em nível mundial começa após o período da Segunda Guerra Mundial, onde tendo a questão relativa a racionamento de alimentos, o Yakisoba se apresentava como um alimento rico em nutrientes e que, ainda assim, necessitava de poucos ingredientes, como legumes e carne quando era possível, além do macarrão propriamente dito.

Atualmente, este é um prato de fácil preparo e que agrada o paladar de inúmeras pessoas ao redor de todo o mundo. A massa, embora facilmente encontrada pronta em supermercados, pode ser feita artesanalmente em casa, garantindo assim uma receita de qualidade e sabor superior.

Os ingredientes necessários para o preparo da massa são poucos, tal como a maioria das receitas que tem esse alimento como base. Deve-se ter acesso a ½ quilo de farinha de trigo; 1 xícara de chá de água; 1 colher de chá de sal e cebolinha e coentro picados a gosto.

Seu preparo deve ser planejado, dado que a massa precisa descansar entre um dia e outro na geladeira. Inicialmente, os passos são os comumente feitos em pratos com massa.

Deve-se adicionar a farinha a um recipiente e em seguida a água, mexendo até que estejam incorporados. Feito isso, adiciona-se o sal e coloca-se a massa sob uma superfície lisa e enfarinha, tal como um tampo de mármore ou bancada, sovando-a até que atinja um ponto liso e homogêneo. Por fim, a massa retorna ao recipiente, onde deve ser coberta com um pano de prato e levada para descansar na geladeira no período de um dia a outro.

No dia seguinte, recorte a massa em tiras e cozinhe o macarrão em água fervente, atentando-se para o fato de que massas frescas cozem em tempo inferior à secas, portanto, entre três e cinco minutos devem bastar para que fique al dente. Feito isso, prepare os ingredientes para o acompanhamento e o molho.

Os ingredientes que acompanham e tornam um simples macarrão um prato de Yakisoba, se dão por: 1 peito de frango picado; 4 colheres de sopa de shoyu; 1 colher de sopa de óleo; 1 colher de chá de açúcar; 3 dentes de alho picados; 1 colher de chá de gengibre picado; 2 colheres de sopa de gergelim; 1 cebola picada; 2 cenouras cortadas, sal e cebolinha a gosto.

O molho conta com poucos itens, os quais são: 4 colheres de sopa de shoyu; 1 colher de sopa de amido de milho; 1 colher de sopa de vinagre e uma xícara de água.

Um dos principais pontos desta receita é o uso do shoyu. Caso ache interessante, faça um preparo caseiro. Para tanto, basta levar ao fogo os seguintes ingredientes: 4 colheres de sopa de caldo de carne; 1 colher de sopa de vinagre balsâmico; 1 colher de sopa de melado; ½ colher de chá de gengibre em pó; ¼ colher de chá de pimenta do reino; ¼ chá de alho em pó e 2 xícaras de água.

Misture todos ingredientes em fogo baixo, por cerca de quinze minutos, ou até que o conteúdo esteja reduzido e então desligue o fogo. Transfira o conteúdo para um recipiente de vidro e espere esfriar para utilizá-lo.

O preparo deste prato, após o macarrão estar cozido, é breve. Inicie por temperar o frango, utilizando para tanto o shoyu; óleo; açuçar; alho; gengibre e a pimenta, e deixando que descanse por pelo menos quinze minutos. Enquanto isso prepare o molho, misturando todos os seus ingredientes até que estejam incorporados e, em seguida, reserve.

Tendo o molho pronto, frango temperado e macarrão previamente cozido, esquente uma frigideira ou panela do tipo wok, e adicione a ela 3 colheres de óleo para refogar o frango até que fique dourado. Em seguida, acrescente o gengibre e misture um pouco, adicionando posteriormente as cenouras e cebolas, refogando este conteúdo por um minuto.

Por fim, adicione o molho e mexa com rapidez, considerando que irá engrossar em contato com o calor. Quando a mistura ferver, acrescente o macarrão e misture até que os ingredientes se incorporem, finalizando com a cebolinha.

Visite web oficial Preparato